Produção

     
O cinema é um trabalho em equipe e o papel do produtor é, de modo geral, organizar a equipe de produção, mas não só isso, o produtor também deve organizar o trabalho estabelecendo metas, prazos, e fazendo todo o acompanhamento do progresso da execução do trabalho. Além disso, quanto à proposta do vídeo, o produtor deve providenciar: a equipe, os equipamentos, materiais de cena, materiais de suporte.

Para ajudar no trabalho do produtor, incluímos aqui modelos de documentos que farão parte do seu Plano de Gravação, são eles: ORDEM DO DIA, ANALISE TÉCNICA, BOLETIM DE CÂMERA e das AUTORIZAÇÕES necessárias à liberação de imagem e som. Cada um desses documentos tem a sua finalidade, que passamos a descrever:

PLANO DE GRAVAÇÃO – É o planejamento geral do filme. Ele deve determinar os dias de filmagens, os elementos, os técnicos, os atores, e tundo que for necessário em cada dia de filmagem compreendendo todo o filme. Compõe o Plano de Gravação, os seguintes documentos:

1.     ORDEM DO DIA – É o planejamento que se restringe ao dia da gravação. Ele deve servir para informar à toda equipe qual os horários de saída para a gravação, quem deve comparecer, o que deve ser levado, determinar horários para almoço, lanche e finalização. Toda equipe deve saber de tudo que vai acontecer naquele dia, para que tomem as devidas providências.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FILME: CAMINHO DE FEIRA
DIREÇÃO: ABIMAEL BORGES
DATA: SABADO, 27 SETEMBRO DE 2008
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORDEM DO DIA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SAÍDA DA POUSADA: 07:30 HS
CHEGADA DA EQUIPE: 07:40 HS                                                 LOCAÇÃO: Cruzeiro

08:00 – Imagens de cobertura da cidade e outros...

09:30 – Entrevistas com duas pessoas
Na casa delas

12:00 – Almoço


14:00 – Ida para o Cruzeiro

HORA
CENA
SET
LUZ
DESCRIÇÃO
14:30
*
Cruzeiro
Ext/Dia
Pan da cidade e outras imagens

16:00
20
Cruzeiro
Entardecer
Pan. Cidade – Zeca subindo bêbado.
Filmar Zeca contra o por do sol.

18:30 – término das gravações.

 (...)

2.     ANÁLISE TÉCNICA – Deve-se preencher uma ficha para cada cena. Se o roteiro tiver, por exemplo, 10 cenas, o produtor deve gerar 10 FICHAS, cada cena terá a sua ficha. A ficha contem dados como: cena, plano, ambiente, horário de gravação, endereço da locação, telefones de contato de toda a equipe, o tempo previsto de filmagem, o nome dos atores e seus personagens, descrição do figurino e adereços a ser usado, observações sobre continuidade, quem vai dirigir, os elementos da cena, materiais, equipamentos, e etc.

MODELO DE ANÁLISE TÉCNICA

Filme: Caminho de Feira                                                                Folha nº  001


Seq.
01
Planos
001
Ambiente
Pista
Int.
Ext.
x
Dia
Noite
x
Locação: Pista BA 233 – Km 9 – Em frente à Associação agropecuária
Endereço: acesso à Sátiro Dias
Tel: 75 3446 2188
Contato: Isabel
Horário: 07:00
Data: indefinida
Tempo de Filmagem: 01:00:00
Resumo:

Pneu de um caminhão em alta velocidade, imagem diagonal;
vês-se as faixas amarelas da pista passando.


ATORES
PERSONAGENS
FIGURINO E ADEREÇO
CONTINUIDADE
1. não



2.



3.




OBS.:

Direção:
PD – Fazer tomadas em direções opostas
Produção:
Providenciar: caminhão, carro de apoio.
Sinalização da pista.

Figuração:
Figurino:


Cenografia:
Objetos de cena:


Fotografia:
Ênfase na iluminação
Maquinaria:


Maquiagem:
Efeitos especiais:



Observações:
2 veículos: 1 caminão e um carro de apoio. O Câmera vai no carona.





3.     BOLETIM DE CÂMERA – Este documento deve ser preenchido na hora da gravação. Ele vai servir para registrar as cenas que foram gravadas e cada TAKE ou TOMADA[1], determinando se o TAKE foi bom ou não, se houve algum problema no som, na atuação, na luz e etc. Ele vai ajudar ao montador, para que não se perca tempo olhando imagem que já se sabe que não prestou. É também um documento útil na CONTINUIDADE[2].

BOLETIM DE CÂMERA

BOLETIM:
FOLHA:
DATA:
FILME:
DIRETOR:
OP. CÂMERA:
ASSISTENTE:
CÂMERA:


CENA
TAKE
CODE TIME
SOM DIRETO?
DURAÇÃO
OBSERVAÇÃO













4.     AUTORIZAÇÕES – Antes de gravar, cada ator ou seu representante legal, deve autorizar a produção e exibição da sua imagem e voz. Tal documento de autorização fica guardada para possível demanda judicial contra a produtora. Se o ator assinar contrato, não haverá necessidade dessa ficha.


1.1  Monte a equipe e divida as funções

Há duas equipes que precisam ser montadas:

Equipe de Produção do Vídeo – basicamente pode ser formado por um produtor e um assistente de produção, um diretor, um fotógrafo e um assistente de set. Nada impede que outros membros, com funções distintas, façam parte da equipe.

Equipe de Elenco e FigurantesPessoas com habilidades para as artes cênicas, com boa leitura, facilidade pra decorar texto, boa dicção.

1.1.1       Diretor
           
            É o coordenador geral do filme. Ele deve ter o máximo de conhecimento sobre as etapas de produção, conhecer à fundo o roteiro e como vai fazer cada cena, solicitando dos demais membros que providenciem o que for necessário para que ela aconteça.
            A função de pensar no filme como um todo é do Diretor e do Produtor. Os demais membros pensam apenas no que lhe é confiado.
            O diretor ensaia e orienta os atores sobre a melhor forma de encenar.
            O diretor transforma o roteiro em storyboard, (desenho das cenas) que vai facilitar o posicionamento e movimentação da câmera durante a gravação.
            Junto com o editor, o diretor seleciona as melhores tomadas para montar o vídeo.
            O diretor, geralmente, trabalha com um ou dois assistentes de direção que vão auxiliá-lo em suas tarefas.

1.1.2       Assistente de Produção

            O assistente de produção deve auxiliar o produtor e é o responsável por acompanhar o planejado para acontecer sem maiores imprevistos. Ele checa e agenda, as locações, marca com toda a equipe o horário de ensaios e gravação, providencia transporte e alimentação para todos etc.
            Vejamos algumas atribuições do assistente de produção e do produtor:

ü  Examinar a locação (no caso de externa) e conversar com o pessoal do local;
ü  Verificar a posição do sol no horário da gravação (se for externa);
ü  Verificar as autorizações para a gravação no local escolhido;
ü  Checar se todas as pessoas envolvidas sabem quais os dias e horários das gravações. Conferir no calendário os feriados, previsão do tempo e outros eventos que possam interferir nas gravações;
ü  Providenciar alimentação, transporte e banheiro para a equipe. Arranjar estacionamento para os veículos;
ü  Verificar se a voltagem e amperagem do local são adequadas ao equipamento usado;
ü  Conferir e, junto com o fotógrafo, testar o equipamento a ser usado;
ü  Pensar nas fotos de divulgação. Neste caso, ter um fotógrafo para o dia de gravação (still);
ü  Preparar um plano de produção e distribuir para a equipe com antecedência.


1.1.3       Fases da Produção

Pré-produção - quando são levantadas todas as necessidades do vídeo e são definidos prazos para cada etapa da sua realização. Neste momento, a produção trabalha junto com a equipe de direção e é definida a estética do filme e todo o planejamento.

Da pré-produção deve sair:
• roteiro
• análise técnica - determina tudo que é necessário para a realização de cada cena, e é fundamental para a confecção do orçamento e do plano de gravação.
• orçamento
• cronograma de desembolso
• plano de gravação

Algumas das principais tarefas desta fase:
• acordos com fornecedores
• contratação da equipe
• definição e teste do equipamento de vídeo/ som/ luz
• escolha do elenco
• definição das locações
• execução dos cenários e figurinos
• contratação do transporte e da alimentação
• compra de fitas e material de consumo
• contratos e autorizações

Durante a escolha das locações, o produtor deve verificar se há banheiros suficientes para a equipe, local para servir as refeições, estacionamento para os veículos, local para guardar o equipamento/ objetos de cena/ figurino, local para camarim e maquiagem, voltagem e amperagem do local compatível com o equipamento que será usado e nas gravações externas, a posição do sol e previsão do tempo. Deve-se checar ainda se existem feriados ou eventos durante o período determinado para as gravações, a fim de evitar possíveis transtornos.

Colher o máximo de informações sobre as locações ajuda a evitar os imprevistos!

A pré-produção, que, como já se disse, consiste na preparação, planejamento e projeto do vídeo a ser produzido. Essa etapa abrange todas as demais atividades que serão realizadas, desde a concepção da ideia inicial até a filmagem:
• Sinopse ou storyline: resumo geral do que vai ser exibido no vídeo;
• Argumento: passo intermediário entre a sinopse e o roteiro cujo objetivo é descrever, de forma breve, como se desenvolverá a ação.
• Roteiro: detalhamento de tudo o que vai acontecer no vídeo. O roteiro tem uma linguagem própria - que se destina a orientar a equipe de produção nas filmagens – e divide o vídeo em cenas com o objetivo de informar – textualmente - o leitor a respeito daquilo que o espectador verá/ouvirá no vídeo.
• Storyboard: é a representação das cenas do roteiro em forma de desenhos seqüenciais, semelhante a uma história em quadrinhos. Tem o objetivo de tornar mais fácil, para a equipe de produção, a visualização das cenas antes que sejam gravadas.

Produção - neste momento, a produção é responsável por dar condições técnicas, humanas e de infra-estrutura para que o vídeo seja feito dentro do planejado. É fundamental o controle dos gastos e dos prazos para não haver estouro no orçamento. Durante as gravações podem aparecer despesas que não tinham sido previstas, principalmente no caso de surgirem problemas durante as gravações.

A ordem do dia é o principal instrumento de organização desta fase e é distribuída à equipe no dia anterior com o horário de cada um. Ela tem que ser checada SEMPRE antes da saída para a gravação, para que se garanta que nada está sendo esquecido. O mapa de transporte também é um instrumento importante de organização e determina a distribuição da equipe e dos equipamentos pelos carros disponíveis, o horário de saída e de chegada no set, trazendo ainda o telefone da produção e o endereço da locação para facilitar o trabalho do motorista.

A presença de um fotógrafo no set para fazer fotos de divulgação é importante. A produção deve definir, junto com a direção, alguns dias de still, como é conhecida esta função.
É fundamental que a produção tenha sempre com ela as autorizações dadas para a utilização das locações e também cópias de autorizações de uso de imagem, obras, etc em quantidade suficiente.
Em casos de gravações externas pode ser necessária a interrupção momentânea do trânsito, na hora de rodar o take, ou o fechamento de campo, ou seja, a interrupção da passagem de pessoas que não estejam em cena no campo visual da câmera.

Tipos de locais usados para gravação:
- Estúdio - ambiente controlado, onde as condições de áudio e luz podem ser determinadas.
- Locação - Interior ou exterior.
As filmagens são realizadas em tomadas, isto é, intervalos de tempo entre o início e o término de cada gravação. Uma cena, portanto, é composta por um conjunto de tomadas, e um vídeo é composto por um conjunto de cenas. Depois de terminadas as filmagens começa a pós-produção do vídeo.

Pós-produção - Inicia-se com a decupagem do material gravado. As etapas seguintes são:

• Edição
• Sonorização
• Finalização

A produção, após o término das gravações deve organizar e fazer a prestação de contas, juntando todas as notas referentes às despesas feitas (mesmo valores pequenos, como uma água mineral, um estacionamento) e relacionando-as conforme modelo de prestação de contas.



[1] TOMADA é o tempo entre ligar e desligar a câmera para filmar determinada CENA. Para gravar uma cena, são feitas várias Tomadas, seja pelo fato de se querer um ângulo diferente ou por que houve algum erro de gravação (ator, luz, som, imagem, imprevistos em geral).
[2] CONTINUIDADE – quando uma cena for gravada em vários dias, deve-se observar detalhes da cena para que não haja “erro de continuidade”, estes erros podem estar no cenário, figurino, luz, som, maquiagem, cabelo. É aconselhado que se fotografe todos os elementos de cena na hora que for parar a gravação, para que no dia seguinte se reconstrua tudo como estava antes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário