A Trilha Sonora

SONORIZAÇÃO

O tratamento do áudio exige alguns conhecimentos técnicos. O computador deve ter ao menos um programa (software) apropriado para a edição e mixagem do áudio. Alguns programas de livre distribuição são de fácil execução, a baixo alguns links para programas livres de edição e mixagem de áudio:


  Trilha Sonora

            Crie músicas originais. Ter talento musical vem bem a calhar. Pode ser uma dificuldade conseguir permissão oficial para usar as músicas de outro artista em seu filme, e ter de repartir todos os lucros. Mesmo se você estiver fazendo um filme que não pretende vender, usar a música de outra pessoa pode lhe trazer problemas com a justiça. Mas há músicas gratuitas no site Domínio Público.

            Produza sons originais. Trate o som como você trataria a música. Acredite ou não, se você usar o som de outra pessoa em seu filme sem permissão, pode acabar enfrentando problemas judiciais.
            Existem sites que oferecem efeitos sonoros grátis, sem que seja preciso pagar pelos direitos autorais. Sons de água corrente, trovões, porta rangendo, pássaros, passos no assoalho, e tudo o mais que você imaginar, eles têm. São milhares de opções à disposição. Alguns vendem os CDs com os efeitos sonoros, mas estes podem ser usados em seu filme sem pagar nada a mais.

 O PAPEL DO SONOPLASTA

O Sonoplasta ou técnico de som é a pessoa com conhecimento de áudio que deve, entre outras coisas:
- Analisar o som ambiente para evitar ruídos excessivos;
- Testar se a câmera está captando bem o som (ambiente, diálogo, música e etc.);
- Utilizar os equipamentos de captação de som (microfones e etc);
- Saber utilizar programas de computador para preparar a trilha sonora.

A trilha sonora é composta por: Efeitos sonoros, diálogos e música.

  Efeitos sonoros
Detalhes como pegar uma chave, abrir uma porta, deixar algo cair no chão, derramar um líquido, beijar e etc, tudo fica mais interessante se for acompanhado de um efeito sonoro. Isso será colocado na edição. Alguns efeitos sonoros grátis podem ser encontrados no site: http://www.pond5.com/produccine.
Existem sites que oferecem efeitos sonoros grátis, sem que seja preciso pagar pelos direitos autorais. Sons de água corrente, trovões, porta rangendo, pássaros, passos no assoalho, e tudo o mais que você imaginar, eles têm. São milhares de opções à disposição. Alguns vendem os CDs com os efeitos sonoros, mas estes podem ser usados em seu filme sem pagar nada a mais. Abaixo estão os links de 4 sites deste tipo que eu encontrei. Se você der uma pequisada no Google, achará muitos outros.

Soundsnap.com
PacDV Free Sound Effects
A1 Free Sound Effects
Partners In Rhyme

Diálogos
Ao gravarmos os diálogos, toma-se cuidado para que a voz seja audível, compassada, tranquila. O ator deve ter uma boa dicção (pronúncia clara das palavras), não ter pressa de falar, casar a expressão facial ou corporal com as palavras para que haja harmonia.

 Música
Fator que vai dar o clima à cena é a música escolhida, ela dever ser baixa (quando houver fala) ou normal (quando houver apenas imagens).

 Direitos autorais

Incluimos na pasta de produção um modelo de autorização que pode ser adaptado para o caso de o diretor querer incluir uma música que tenha direitos autorais reservados. CUIDADO: se você não tiver autorização para usar a música, seu vídeo será desclassificado do PROVE. Aconselhamos o uso do site Domínio Publico (http://www.dominiopublico.gov.br/) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário