A Iluminação

Nosso objetivo nesse blog é subsidiar iluminadores amadores, nas produções independentes dos iniciantes em cinema. Assim, não traremos conhecimentos mais profundos, apenas um apanhado geral que visa demonstrar a necessidade de um planejamento de iluminação para valorizar a qualidade de vídeo.

LUZ - Falta ou excesso prejudicam a estética do vídeo.

Acostume seu olhar na arte de analisar a importância da luz e das sombras. Aprenda a perceber os problemas do excesso e da falta de luz. A iluminação é usada para garantir que todos os elementos que o diretor quer que o público veja seja claramente gravados no vídeo.


Acima, um "Ponto de luz estourando" mostra como o excesso de luz pode ser usado contra os resultados: tudo depende da intenção do diretor, aquilo que ele quer mostrar ao telespectador. No exemplo acima, se o "assunto" principal é o fotógrafo, a luz ao fundo é desnecessária e imprópria, ela pode causar incômodo ou poluição visual.

Na imagem que segue, observe a direção da luz.


Cada um dos bules é iluminado em uma direção e pode atender a uma necessidade específica que deve ser determinada pelo diretor com objetivo claro.


Observe agora que a luz e as sombras devem ser posicionada de forma a priorizar o "assunto" principal da imagem a ser gravada. 







Rebatedor é o dispositivo utilizado para rebater a luz do Sol ou de um refletor sobre determinada pessoa ou objeto. Um rebatedor é normalmente uma superfície plana, como uma placa de cartão, espuma rígida ou isopor, com a propriedade de ser brilhante e com isso refletir boa parte da luz que o atinge. Existem também rebatedores curvos, no formato de um guarda-chuva, muito utilizados no meio fotográfico. Sua superfície é normalmente prateada ou branca, não interferindo assim na temperatura da luz refletida. No entanto, para a obtenção de efeitos especiais, superfícies coloridas - dourado por exemplo - podem ser utilizadas. Rebatedores podem ser utilizados como alternativa a refletores no esquema de iluminação de três pontos, na posição geralmente ocupada pela luz de preenchimento (fonte: Fazendo Vídeo).

3       O PAPEL DO ILUMINADOR

O iluminado é o membro da equipe de filmagens que vai desempenhar o papel de analisar a situação da luz do ambiente, mantendo o diretor e o fotografo informado das condições de luz da cena em sintonia com o objetivo de trabalho que está sendo gravado. Assim ele deve:

- Analisar o ambiente verificando fontes de luz ou ausência dela;
- Reconhecer a cena que será gravada e determinar se ela precisa de mais ou menos luz;
- Sugerir a posição da câmera em relação ao assunto a ser filmado/fotografado;
- Posicionar os refletores eliminando sombras no rosto ou no objeto filmado;
- Utilizar o “Rebatedor” para neutralizar sombras, melhorando a iluminação da cena;
- Bater o branco antes de todas as gravações.

1.1  Bater o branco

Bater branco (ou balanço de branco) - corrige a receptividade da câmera às diferentes cores balanceando (daí seu nome) as quantidades das cores componentes do espectro que forma a luz branca. Para bater o branco, aponta-se a câmera para uma superfície branca, fechando o zoom nessa superfície e fazendo o foco na mesma. Em seguida, pressiona-se o botão correspondente ao balanço manual do branco, mantendo-o assim até ocorrer a indicação de que o processo está finalizado.

1.2  Aspectos que definem o papel da luz no vídeo:

Frederico Fellini diz que “A luz é a substância do filme, porque é, no cinema, ideologia, sentimento, cor, tom, profundidade, atmosfera e narrativa”.
A luz acrescenta, reduz, exalta, torna crível e aceitável o fantástico o sonho ou, ao contrário, torna fantástico o real, transforma em miragem a rotina, acrescenta transparência, sugere tensão, vibrações.
A luz é o primeiro dos efeitos especiais, considerados como trucagem, como artifício, laboratório de alquimia, máquina do maravilhoso.
Observe ao lado, como a luz no rosto do ator lhe confere um “ar” de mistério, a sombra do seu chapéu escureceu a face, com exceção de um raio de luz que reflete em seu rosto. Reflita: essa luz foi feita por acaso? Não! Ela é proposital. Feita com cuidado.

1.3  Evite
           
            Os maiores inimigos do vídeo são os contrastes, como muita luz junto com pouca luz na mesma imagem. O controle automático de exposição pode fazer neste caso com que acabemos gravando silhuetas de pessoas na frente de uma janela com muita claridade por trás.

            O conhecido "sol na cara" é outra situação, tornando o rosto da pessoa sofrido, tenso. E o "sol a pino" do meio dia, causando sombras excessivamente pronunciadas.

Confira mais informações sobre a iluminação no site Fazendo Vídeo (Clique Aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário