A Ideia

Você quer fazer seu vídeo, mas não sabe nem por onde começar? Não desanime, há muita gente nessa mesma situação e muitas delas estarão com seus vídeos prontos antes que você imagine.

A ideia do filme pode ser chamada de "story line", isto é, a história resumida em poucas palavras, no máximo em três linhas.

Tente fugir do trivial. Veja o que todos estão vendo, mas o veja de forma diferente. Faça o que todos fazem, mas de forma diferente. Faça tudo ao contrário e sem mendo de errar.

Vamos dar dicas importantes sobre as ideias.

De onde surgem as ideias? Ideias são coisas improváveis, imprevisíveis. Segundo o roteirista Lewis Herman, as ideias podem ser originadas de seis fontes. São elas:

ü  Ideia selecionada – Tem se a ideia a partir de alguma lembrança ou experiência pessoal. Este tipo de ideia pode resultar em bons roteiros, mas não é muito confiável, pois, sempre chega um momento onde as memórias do autor, que resultem em um bom roteiro, se esgotam.

ü  Ideia verbalizada – Quando a ideia surge de alguma conversa ou história que ouvimos. Muitas vezes um comentário ou até uma conversa alheia pode fornecer uma ideia.

ü  Ideia lida – Quando a ideia surge a partir de algo que lemos. Pode ser: jornal, revista, livro, folheto. Esta fonte é ilimitada e o autor não fica na dependência de escutar uma conversa ou ter uma lembrança que lhe inspire.

ü  Ideia transformada – Neste caso a ideia surge de uma obra de ficção (livro, revista, filme, peça de teatro). Mas lembre-se a sua ideia deve ser sempre original, não um plágio. Esta é uma fonte de inspiração não uma cópia. Você pode pegar a ideia da obra e transformá-la.

ü  Ideia proposta – Quando alguém propõe uma ideia a você. Pode se dar de maneiras diferentes por exemplo: Um produtor encomenda um roteiro sobre uma história ou ideia já existente.

ü  Ideia procurada – Quando você deseja escrever sobre um determinado tema. Para tanto você deve estudar ou pesquisar sobre o tema em questão. Por exemplo: você quer participar de um concurso de roteiros que tenha um tema específico.

A REVISTA SUPERINTERESSANTE TRÁS ALGUMAS DICAS PARA SE DESENVOLVER UMA BOA IDEIA, VEJAMOS:

Crie com moderação
Nem todo problema precisa de uma solução inédita. Escolha aquele em que a diferença vai... bem, fazer diferença e foque nele.

Cheque a panela
Não há gênio solitário: a criação coletiva é que move o mundo. Cultive uma panelinha sincera e talentosa, para consultar e dar palpites.

Note a anote
Ideia não tem hora marcada, então esteja alerta. Anote suas sacadas e elimine do seu vocabulário "pensei um negócio, mas esqueci..."

Deixe estar
Não fique com a primeira solução que aparecer: as melhores ideias surgem após um período de incubação. Faça sua parte armazenando informações e seu inconsciente fará a dele. Às vezes, a solução pode vir até durante o sono.

Deixe errar
Ambientes que se pretendem criativos preveem o fracasso recorrente e o desperdício de tempo e recursos. "Para criar algo realmente bom, você precisa ter os meios para fazer um monte de porcaria", diz o guru digital Kevin Kelly.

Chame o síndico
Tim Maia testava seus discos chamando quem estivesse passando para escutar e dar opinião. Não precisa chegar a tanto, mas muitas vezes a contribuição de quem não tem nada a ver com o assunto pode ser fundamental.

Ligue os pontos
Se a vida lhe der um limão, não faça uma limonada: junte com cachaça e faça uma caipirinha. Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Peças que não se encaixavam podem ser a chave do quebra-cabeça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário