quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Apresentação


A produção de vídeos digitais se popularizou muito nos últimos tempos e por diversos fatores: a acessibilidade às tecnologias mais simples e baratas, a facilidade de manipulação de grandes arquivos de som e imagem, a possibilidade de divulgação instantânea por meio de sites da internet como o youtube. Hoje o acesso às tecnologias da informação ocorre cada vez mais cedo. É crescente o número de crianças e adolescentes produzindo vídeos e divulgando pela rede mundial de computadores. Estes sites, por sua vez, são os mais procurados na internet. É um mercado aberto e democrático que se torna cada vez maior e oferece laser, entretenimento, aprendizagem e inúmeras possibilidades de rentabilidade.

Foi-se o tempo em que fazer cinema era coisa complicada. Películas super-caras, horas de filmagem e montagem; uma parafernália inimaginável de equipamentos e uma enorme quantidade de técnicos. Glauber Rocha falava disso sem saber que seria mais fácil ainda ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Uma simples câmera digital que pesa menos de 500gm faz uma imagem centenas de vezes melhor do que as da época do pai do cinema baiano. Em vez de centenas de metros de película, basta algums gigabytes de arquivo. O advento de computador cada vez mais eficaz facilita a vida de quem quer manipular esses arquivos. Todo computador com Windows, versão mais popular de Sistemas Operacionais de microcomputadores, já vem preparado para edição de imagens e som. Nota-se que a facilidade de produção audiovisual é infinitamente maior que em tempos passados.

Quer se tornar um cineasta? Basta uma câmera digital na mão e boas idéias. Boas ideias podem fazer grande diferença. O diretor uruguaio Federico Álvares com pouco mais de 300 dólares e uma boa dose de inventividade dirigiu o curta-metragem Ataque de Pânico, que lhe rendeu mais de 30 milhões de dólares e até proposta de Hollywood. Com a popularização da internet no Brasil, centenas de jovens estão virando “celebridades” instantâneas graças a ideias simples e criativas de vídeos postados no youtube.
Diante de tantas inovações tecnológicas, uma coisa continua praticamente imutável: o processo de produção. O mais simples trabalho cinematográfico exige do realizador certa organização: a ideia, o roteiro, a pré-produção (muita pré-produção), a produção e a pós-produção (ou desprodução), são partes inerentes à criação audiovisual que não estarão ausentes em se tratando de um bom projeto.

Pensando nisso, desenvolvemos um trabalho prático para ajudar aos interessados em atuar na produção de cinema digital, repassando orientações essenciais ao desempenho das funções de Direção, Produção, Assitentes de Direção/Produção, Roteirista, Montador, Continuista e etc. Serão aplicadas noções básicas e práticas além das indicações de aquisição de patrocínio via Lei Rouanet.

A proposta é oferecer aos participantes o conhecimento para produção de vídeos como forma de expressão artística e cultural, possibilitando um contato com a linguagem cinematográfica digital, a fim de viabilizar a produção de filmes com baixo custo e facilidade de realização. Assim, pretendemos estimular o crescimento e o interesse dos participantes no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo.

A oficina é realizada geralmente nos finais de semana (sábado e domingo, manhã e tarde), para turmas entre 10 a 20 alunos. O grupo que recebe o oficineiro disporá de transporte, alimentação e hospedagem para duas pessoas, além da aquisição mínima de 10 apostilas indispensáveis para realização do evento. Deverá ainda providencia espaço, pode ser um colégio, auditório ou mesmo uma casa, onde possa ter datashow (opcional), TV, DVD, microcomputador com Windows XP ou superior e Movie Maker. Os participantes deverão (não obrigatoriamente) possuir câmera digital ou celular que grave vídeo com áudio.

Para levar a oficina até sua cidade ou para outros esclarecimentos, basta entrar em contato conosco pelo telefone: 75 9176 9040 ou e-mail: abimaelborges23@hotmail.com.

Abimael Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário